Desde de 19 de Setembro de 2005, a valência Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial (CAAP) abriu as portas do seu ATL que se propõe a:
Permitir a cada criança e jovem, através da participação na vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na sociedade;
Conservar as crianças e jovens em espaços estruturados e vigiados, onde os trabalhadores possam deixar as suas crianças fora do período escolar, sabendo que estão expostas a menores riscos físicos e sociais do que na rua;
Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança e jovem, por forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;
Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/atelier, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio;
Possibilitar às crianças e jovens experiências que tenham em conta o seu ritmo individual e que permitam a construção de um projeto de vida digno e coeso;
Promover o desenvolvimento da auto-estima, amor-próprio, incentivando a criança a participar em atividades que visem uma partilha de tarefas e responsabilidades, casino online dinheiro real;
Contribuir para o despiste de situações de forma a adequar estratégias de intervenção, em ordem a diminuir o absentismo e insucesso escolar.
Proporcionar aos utentes a possibilidade de realizarem atividades terapêuticas visando o desenvolvimento de todas as suas capacidades.
Para além destes objetivos a APPDA – Açorestem desenvolve outras atividades de CAAP como:
1. Consultas externas de avaliação psicológica para despiste de perturbações do espectro autista / avaliação do desenvolvimento infantil;
2. Consultadoria a familiares, educadores, professores e técnicos de saúde de indivíduos com portadores de perturbações do espectro autista (todas as faixas etárias);
3. Articulação (sem protocolo formal) com a Equipa de Intervenção Precoce do Centro de Saúde Ponta Delgada, Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores, Escola Básica Integrada dos Arrifes, Escola Básica Integrada da Ribeira Grande, Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Escola Básica Integrada do Nordeste, Escola Secundária da Lagoa, todas as IPSS’s da “Rede de Apoio Integrado ao Cidadão com Necessidades Especiais” e “Rede de Apoio à Infância” da Segurança Social dos Açores (área São Miguel e Santa Maria), Comissão de e qualquer outra instituição ou particular que assim o solicite.
4. Atividades lúdico – pedagógicas aos utentes do Centro:
Estudo acompanhado / Apoio Educativo Individualizado
Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico
Terapia Sensorial Snoezelen / Relaxamento
Expressão Psicomotora (exercícios físicos adaptados)
Jardinagem pedagógica
Expressão Musical / Musicoterapia / The Listening Program
Visitas de Estudos à Comunidade / Treino Social de Autonomia
Atelier de Artes Plásticas
Atelier de Tecelagem
Oficina de Carpintaria
Cuidados de higiene e treino de W.C. e alimentação
Trabalhos e atividades lúdicas em grande grupo, bem como em formato individual
Atendimento aos pais
Programa Atividades Férias Escolares (dia completo)
Sessões de Hipoterapia / Equitação Terapêutica (Escola de Equitação EQUIAÇORES –Quinta do vento)
Sessões de Desporto Adaptado
Fornecimento de informação a todo o cidadão interessado em Perturbações de Desenvolvimento do Espetro do Autismo, como estudantes e à comunidade em geral.