Desde de 19 de Setembro de 2005, a valência Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial (CAAP) abriu as portas do seu ATL que se propõe a:  Permitir a cada criança e jovem, através da participação na vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na sociedade;  Conservar as crianças e jovens em espaços estruturados e vigiados, onde os trabalhadores possam deixar as suas crianças fora do período escolar, sabendo que estão expostas a menores riscos físicos e sociais do que na rua;  Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança e jovem, por forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;  Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/atelier, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio;  Possibilitar às crianças e jovens experiências que tenham em conta o seu ritmo individual e que permitam a construção de um projeto de vida digno e coeso;  Promover o desenvolvimento da auto-estima, amor-próprio, incentivando a criança a participar em atividades que visem uma partilha de tarefas e responsabilidades, casino online dinheiro real;  Contribuir para o despiste de situações de forma a adequar estratégias de intervenção, em ordem a diminuir o absentismo e insucesso escolar.  Proporcionar aos utentes a possibilidade de realizarem atividades terapêuticas visando o desenvolvimento de todas as suas capacidades. Para além destes objetivos a APPDA – Açorestem desenvolve outras atividades de CAAP como: 1. Consultas externas de avaliação psicológica para despiste de perturbações do espectro autista / avaliação do desenvolvimento infantil; 2. Consultadoria a familiares, educadores, professores e técnicos de saúde de indivíduos com portadores de perturbações do espectro autista (todas as faixas etárias); 3. Articulação (sem protocolo formal) com a Equipa de Intervenção Precoce do Centro de Saúde Ponta Delgada, Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores, Escola Básica Integrada dos Arrifes, Escola Básica Integrada da Ribeira Grande, Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Escola Básica Integrada do Nordeste, Escola Secundária da Lagoa, todas as IPSS’s da “Rede de Apoio Integrado ao Cidadão com Necessidades Especiais” e “Rede de Apoio à Infância” da Segurança Social dos Açores (área São Miguel e Santa Maria), Comissão de e qualquer outra instituição ou particular que assim o solicite. 4. Atividades lúdico – pedagógicas aos utentes do Centro: Estudo acompanhado / Apoio Educativo Individualizado  Acompanhamento Psicológico e Psicopedagógico  Terapia Sensorial Snoezelen / Relaxamento  Expressão Psicomotora (exercícios físicos adaptados)  Jardinagem pedagógica  Expressão Musical / Musicoterapia / The Listening Program  Visitas de Estudos à Comunidade / Treino Social de Autonomia  Atelier de Artes Plásticas  Atelier de Tecelagem  Oficina de Carpintaria  Cuidados de higiene e treino de W.C. e alimentação  Trabalhos e atividades lúdicas em grande grupo, bem como em formato individual  Atendimento aos pais  Programa Atividades Férias Escolares (dia completo)  Sessões de Hipoterapia / Equitação Terapêutica (Escola de Equitação EQUIAÇORES –Quinta do vento)  Sessões de Desporto Adaptado  Fornecimento de informação a todo o cidadão interessado em Perturbações de Desenvolvimento do Espetro do Autismo, como estudantes e à comunidade em geral.